quarta-feira, 4 de abril de 2018

Xoks p'assar e para feijoar

Comé pessoal, 

Fez-se aí uma abertazinha de pouco vento que eu tanto esperava para me dedicar exclusivamente aos nossos amigos que costumam entrar nas nossas aguas nesta época do ano. Assim sendo, aproveitei uma folguinha no trabalho para ir de barco sentir o sabor daquela paz e sossego que se sente na ria formosa, durante o ainda inverno, enquanto animava uns palhacinhos com o intuito de enganar algum xok...
Como o inicio deu-se com a maré ainda em sentido contrario do vento, e como detesto pescar assim na ria, a coisa não estava a correr nada bem.

Entretanto com o virar da maré, a pescas começam a pescar como gosto e começaram a saltar xoks p'assar para dentro do chalavar. Houve até ali uma altura que eram de seguida e por isso consegui almoçar e juntar alguns para mais tarde.


No dia seguinte, a modalidade era outra! Procurar um cantinho para treinar umas apneias a caça submarina e ao mesmo tempo, procurar algum xok maior que andasse perdido nestas aguas que ainda se apresentam muitíssimo frias.
Saí de casa com a bagagem toda a aviada para passar a noite lá no outro cantinho Oeste que eu tanto adoro... O Programa era mergulhar durante o dia, ver como ficaram alguns pesqueiros com a passagem das ultimas tempestades que nos tem dado um bom defeso natural. Jantar pela zona e descansar o esqueleto para fazer uma investida ao spining antes do sol raiar.

Assim sendo, chegamos mais cedo que o esperado e fiz-me logo ao mar enquanto o vento ainda era pouco. Andei entretido com uns mergulhos até juntar uns bons xoks para usar numas feijoadas brevemente, e depois de treinar as apneias, e como ainda era cedo, fui com a Maria matar a fome num petisco de moreia frita com duas cervejolas frescas. 



Seguimos então a ver esses pesqueiros todos e fomos parar mais a norte para a janta e posterior descanso, afim de preparar a jornada que virá a ser contada no próximo relato...

Um abraço e brigado por lerem!